Cienfuegos, Trinidad e Santa Clara | Cuba 2014

Logo no primeiro dia, antes de nos aventurarmos por Havana, quisemos ver se era possível passear um pouco mais pela ilha. O nosso objectivo principal era visitar Trinidad, uma das cidades mais conhecidas de Cuba, sobretudo pela sua arquitectura colonial. Mesmo antes de partirmos para Cuba, pesquisámos um pouco no site onde reservamos o hotel e decidimos enviar-lhes uma mensagem a propósito de umas das excursões que estava no site. O comercial da agência foi ter ao nosso hotel e sugeriu um outro programa que não tinha um mínimo de participantes.

Este programa incluía uma overnight stay perto de Trinidad e paragem em Cienfuegos, um passeio no parque nacional Topes de Collantes e uma paragem em Santa Clara. Normalmente fugiríamos deste tipo de tour, mas tendo em conta o tempo que íamos ficar e que queríamos mesmo muito visitar Trinidad, decidimos arriscar.

Para nossa surpresa, no dia de começo da Tour apenas o guia e o motorista apareceram à porta do nosso hotel, com um carro absolutamente normal: aparentemente fomos os únicos inscritos na tour, daí que a tour rapidamente se transformou num passeio acompanhado por dois locais.

Primeira paragem: Cienfuegos.

Cienfuegos, uma cidade que fica dentro de uma baía, parece a quem chega uma cidade agitada, cheia de gente nos seus afazeres diários. Com lembranças de José Martí e Che Guevara por todo o lado, parece bastante moderna e menos turística que Havana.

 

Processed with VSCOcam with a6 preset

Para quem, como nós, teve a sorte de ter um carro à disposição, a promenade é muito agradável de se fazer, principalmente em dias de muito calor. Já à beira da baía, visitamos o Palacio de Valle, actualmente um restaurante e hotel. No tempo de Fulgencio Batista era, obviamente, um casino. As vistas sobre a baía são magnificas.

Depois de um almoço num dos restaurantes estatais (não me posso queixar, estes restaurantes funcionam no meu modo favorito: buffet!), dirigimo-nos a Trinidad ao largo do mar das caraíbas.

Em Trinidad as cores são omnipresentes. É conhecida pela arquitectura colonial, pelas rendas brancas e pelo bar (e cocktail com o mesmo nome) Canchanchara, uma mistura de aguardente, mel, sumo de limão e gelo. Andar perdido pela cidade é uma actividade em si, mas chegamos a visitar o Museu nacional da luta contra os bandidos e o Palacio Brunet, onde está o Museu Romantico.

Já a caminho de Topes de Collantes, onde passamos a noite num complexo de hotéis estatais (ficamos no hotel Los Helechos), paramos num miradouro com vista aberta sobre Trinidad.

No dia seguinte chegou a hora da caminhada. O Parque nacional Topes de Collantes tem dois caminhos oficiais que podem ser feitos por turistas, devidamente acompanhados por guias. Mais uma vez, fomos sozinhos com a guia e fizemos o itinerário A (3,5 KM).

Processed with VSCOcam with a6 preset

A caminhada é feita pelo meio da natureza e os guias explicam a fauna e a flora que se pode encontrar no Parque natural. É uma boa mudança em relação à paisagem típica de Cuba: aqui encontramos uma paisagem mais tropical, húmida, de certa forma imune ao turismo. O caminho faz-se bastante bem, com um equilíbrio interessante entre subidas e descidas. A meio existe uma piscina natural, onde podemos tomar um banho refrescante.

Processed with VSCOcam with c2 preset

Já bastante cansados, depois de quase 3h de caminhada, chegamos ao restaurante La Casa de la Gallega. A comida é igual à que comemos em praticamente todos os sítios que visitamos: simples mas saborosa. Normalmente é composta por frango ou porco assado, com batatas e arroz. As saladas de pepino são bastante comuns e como sobremesa, a fruta: melancia e goiaba. E para acompanhar, umas bolachas de água e sal que achamos maravilhosas!

Processed with VSCOcam with c3 preset

Antes de iniciar a viagem de volta a Havana, ainda houve tempo de parar um pouco em Santa Clara, no Mausoléu do Che Guevara. O Museu estava fechado e aquela parte da cidade estava muito deserta, mas deu-nos algum tempo e oportunidade de absorver aquilo que nos rodeava.

Processed with VSCOcam with c3 preset

Processed with VSCOcam with a6 preset Processed with VSCOcam with a6 preset

Não tenho grandes dúvidas em recomendar esta viagem, no entanto tenho a noção que tivemos muita sorte. Li algumas críticas a esta viagem, dizendo que tentava meter em pouco tempo muitas cidades diferentes. Não senti que tivessemos andado a correr e até penso que nos deixaram muito tempo para explorar a zonas sozinhos, mas por outro lado, não sei se teria gostado tanto caso tivesse havido mais turistas no nosso grupo.

Excursões disponíveis em Cuba Travel Network.

Anúncios
Cienfuegos, Trinidad e Santa Clara | Cuba 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s