Salzburgo e Viena | Austria 2013/2014

Quase de malas feitas novamente, apetece recordar a viagem de fim de ano (que parece que foi ontem… o tempo passa tão rápido que tenho memórias da Áustria que ia jurar que são apenas de algumas semana atrás).

A seguir à visita dos meus pais, decidimos ir de carro até à Áustria. Chegar a Viena num dia, seria demasiado cansativo, por isso decidimos partir a viagem em dois: na ida, seguíamos directamente para Salzburgo. No dia seguinte, iríamos para Viena, onde passaríamos uns dias e a passagem de ano, e na volta fazíamos a paragem em Munique, antes de regressar à Suíça.

1. Salzburgo

Processed with VSCOcam with s3 preset

Processed with VSCOcam with g1 presetProcessed with VSCOcam with c1 preset IMG_20131229_105140

Salzburgo é, sem dúvida, a cidade do Mozart. Além de ter duas casas dedicadas à sua vida, tem um bolo com o seu nome e Mozart tem também o monopólio das souvenirs. Na noite em que chegámos, fomos presenteados com o Rock me Amadeus, a tocar à porta de um bar numa das principais praças de Salzburgo.

No dia seguinte, quisemos ir visitar o Museu de Arte Moderna (o bilhete pode incluir um pequeno almoço e a visita ao Museu), mas quando chegamos já não havia vaga para o pequeno almoço. Assim sendo, comemos num dos vários cafés e dirigimo-nos para a Fortaleza de Salzburgo. Com uma vista magnífica sobre a cidade, vale a pena subir à Fortaleza, mesmo que não se queira visitar as exposições.

Na cidade as ruas são estreitas, cheias de cafés e pequenas lojas que dão vontade de entrar.

2. Viena

Processed with VSCOcam with m6 preset Processed with VSCOcam with k2 preset Processed with VSCOcam with c1 preset Processed with VSCOcam with f1 preset

Viena é um mundo, cheia de actividades, de vida e de oferta cultural. Como fomos de carro, tivemos de optar por um hotel com estacionamento, o que normalmente apenas é oferecido um pouco fora do centro. Ainda assim, ficámos nas margens do Danúbio, com muito boas ligações por metro e comboio ao centro da cidade e com um centro comercial mesmo ali ao lado.

Umas das atracções principais de Viena é o Palácio Schönbrunn, com os seus interiores magníficos e jardins a perder de vista, casa da dinastia de Habsburg, uma das dinastias mais importantes da Europa. Os parques são lindos e gratuitos, portanto para quem não quiser ir ao interior, ou não tiver tempo, vale a pena percorrer o espaço verde e ver uns quantos esquilos a brincar à nossa volta. No interior pudemos ver, além da vida de Sissi e da corte em geral, um quadro que retratava a zona de origem da família Habsburgo: nada mais nada menos do que o cantão onde vivemos e onde se pode visitar o castelo de Habsburgo.

Outro dos sítios a visitar é o Museumquartier, um conjunto de museus novos, com saída para os museus de história natural e para o castelo Hofburg, com fachadas imponentes que nos lembram que estamos perante um antigo império e não apenas numa capital europeia.

E recomendo também a Haus der Musik, especialmente numa altura calma ou não muito turística (quem sabe mais à noite – paga-se 50% a partir das 20h – ou mesmo à hora das refeições). Os jogos interactivos são óptimos, mas são totalmente monopolizados pelas crianças quando estão presentes.

Processed with VSCOcam with c1 preset

A passagem de ano começou num mercado de natal na Rathaus, seguindo-se algo que sempre quis fazer mas que pensei que não seria possível: um concerto de passagem de ano.

Existem vários, e a maior parte são para turistas. Pesquisamos e encontramos boas críticas à Wiener Hofburg-Orchester, portanto optámos por essa. Como o concerto do dia de ano novo era mais caro e a uma hora que não resultava para nós, fomos ao Silvesterkonzert no dia 31 de Dezembro.

O ano foi passado em Prater, um parque público com um enorme parque de diversões. Foi uma passagem de ano que me lembrou demasiado daquela que passamos em Amsterdão: custa-me compreender como é que ainda é legal em alguns países o fogo de artifício ser manuseado por pessoas comuns, mas é mesmo assim neste norte da Europa, portanto o melhor é ir-me habituando.

IMG_20131230_105938 IMG_20140111_085630

Não existe Viena sem Sachertorte ou Apfelstrudel. Em Schönbrunn lá fomos ao workshop de Apfelstrudel: óptimo, cheio de maçã fresquinha e com o sabor da canela bem presente. Acho que ou comi demasiado ou este original fez subir os meus standards, porque desde aí não tive muita vontade de comer mais Apfelstrudel.

Bem pertinho das ruas que vão dar a Stephansplatz, encontrámos o local ideal para provar a Sachertorte, num dos típicos cafés austríacos. Muita gente acha que não tem nada de especial: afinal é apenas um bolo de chocolate, com doce no meio e uma cobertura de chocolate. Eu achei uma boa surpresa: o doce faz com que o bolo não se torne demasiado seco.

Aquilo que mais gostei, além do ambiente muito cosmopolita, foi a cultura do café austríaca. Ir passar umas boas horas a beber um café com uma fatia de bolo, a ler o jornal ou um livro, é a minha ideia de felicidade.

3. Uma surpresa alemã: Castelo Neuschwanstein 

IMG_20140102_190505

Já na Alemanha e a caminho de casa veio mais uma surpresa. O bónus no final da viagem foi uma visita ao castelo Neuschwanstein. Conhecido como o castelo que inspirou a Disney, é uma das maravilhas da Baviera. Construído no século XIX, inspirado por Richard Wagner, sendo que o projecto inicial nunca foi terminado.

Naturalmente, é um castelo que desperta demasiada curiosidade, e a chave é ir muito cedo e, de preferência, com bilhetes comprados com antecedência na internet. Não há tours em inglês a todas as horas (e a tour é obrigatória) e existem longas filas para a bilheteira, para as carroças que nos levam até ao castelo e para a entrada no próprio castelo.

Ainda assim, valeu a pena… talvez pense em repetir ou com um dia de sol ou com muita neve e, já agora, quando a Marienbrucke (local de onde são tiradas as fotografias mais conhecidas do castelo) estiver aberta.

Anúncios
Salzburgo e Viena | Austria 2013/2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s