Um ano

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Há um ano atrás chegava a este país, de malas feitas, pela primeira vez.

Há pouco mais de um ano atrás, atravessei os corredores do meu último emprego em Portugal (pelo menos até este momento), de lágrimas nos olhos (e algumas fora dos olhos, já a escorrer pela cara), depois de me ter despedido das pessoas com quem partilhava as tristezas e alegrias normais, há cerca de um ano e meio. Sabia que o que me esperava era muito mais do que podia esperar lá e isso, apesar de não me acalmar, dava-me algum alento.

Há um ano atrás, chegava de uma viagem de dois dias de carro, atravessando 2 países, antes de chegar ao terceiro, sabendo que me ia instalar numa casa que nunca seria a minha, durante tempo indeterminado, até conseguirmos arranjar casa própria, numa das cidades onde isso é mais difícil (it’s a seller’s market).

Entretanto mudámos de casa 2 vezes. Fui a uma entrevista, fui a 3 entrevistas, fui a um sem número de entrevistas e no final consegui arranjar emprego.

Houve dias em que não saí de casa, convencida de que eu não entendia ninguém, e que ninguém me entendia a mim e que nunca conseguiria falar ou compreender alemão.

Houve dias em que saí de casa para ir jantar a casa de pessoas que conhecia há um mês, pessoas que estavam na mesma situação que eu, e em que tentávamos manter uma conversa em alemão (com sotaque grego, espanhol ou português), apesar de tudo se tornar mais difícil ao segundo copo de vinho.

Hoje saímos e fomos comer a um restaurante. Conseguimos pedir o que queremos em alemão e compreender (em linhas muito gerais) o que as pessoas nos dizem.

Um ano depois ainda tenho presente cada um dos momentos que me marcaram neste ano, em que fiz o que nunca pensei fazer, mas não tenho arrependimentos.

Vale a pena por cada pequena coisa que nos acontece: boa ou má.

Anúncios
Um ano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s