Os 30 são os novos 20?

Lembro-me de quando era pequena e pensava nos “20-e-qualquer-coisa” como os anos em que todas as primeiras vezes já tinham passado e tudo era mais fácil porque, na minha cabeça, as coisas mais complicadas tornavam-se mais fáceis na proporcionalidade directa das vezes em que já as tinha feito antes.

As primeiras consultas médicas sozinha, a saída da faculdade, o primeiro trabalho, a primeira casa sozinha, a primeira mudança para viver com alguém, a primeira viagem sozinha, etc.

O que eu ansiava não era sequer por essas experiências em si, mas sim pela idade em que essas coisas perdiam a relevância por já terem sido feitas.

Hoje, com 28 anos, tenho a sensação estranha de que talvez tivesse razão na altura. As coisas tornaram-se efectivamente mais fáceis à medida que deixaram de ter o peso da antecipação. Deixaram de significar uma milestone na passagem para a vida adulta, mas… apesar de saber que há tanta coisa ainda para acontecer, eu não consigo pensar da mesma forma os “30-e-qualquer-coisa”.

Eu sei que uma das razões para pensar daquela forma durante a adolescência era evitar a ansiedade das primeiras vezes. Pensando que quando chegasse aos 25 anos (e na minha cabeça toda a gente chegava aos 25 anos) já tinham passado algumas das experiências que me causavam mais ansiedade, fazia-me sentir mais segura. O facto de não pensar assim agora só pode ser bom sinal: de facto, para mim, os 30 não são os novos 20.

Sobre isto:

http://ted.com/talks/view/id/1741

The “20-Something” Myths That Stall Your Career (and How to Fix Them)

Os 30 são os novos 20?

Deixe uma Resposta

