E-book readers

IMG_20130316_193440_20130317095207481

 

Há pouco tempo decidi render-me aos e-book readers. Já sei, já sei que o cheiro dos livros é diferente, que ter um livro na mão é mais autêntico e também eu faço colecção de livros e gosto de voltar a desfolhar os livros de que gostei. Todas estas opiniões que se multiplicam cada vez que falamos de e-books são verdade, no entanto acontece-me com alguma frequência ter curiosidade sobre livros, mas não o suficiente para os comprar em formato físico. Aconteceu-me várias vezes, por exemplo, acabar por não gostar de um livro que foi ficando na minha estante a ganhar pó, sem que o tenha conseguido ler.

Para mais, andar todos os dias com livros na mala apenas resulta quando os livros são pequenos…

Tomada a decisão de recorrer aos e-books em complemento aos livros tradicionais, não sabia que plataforma utilizar. Assim sendo, decidi experimentar aquilo que tinha disponível, um livro de cada vez.

1. Kindle

  • Vantagens: é muito leve e simples de usar. Os botões para avançar e recuar, evitam os problemas de simular o desfolhar de páginas que, muitas vezes, é irritante e pouco eficaz. Estar ligado à conta da amazon é, sem dúvida, uma grande vantagem, assim como a bateria, que dura pelo menos uma semana com uma utilização intensiva.
  • Desvantagens: neste modelo, não é possível ler às escuras. Os gráficos e eventuais imagens que o e-book tenha nem sempre aparecem como seria suposto.

2. Nexus 7 (app Aldiko)

  • Vantagens: o Nexus é pequeno e muito portátil. Como é um tablet, tem a vantagem de poder servir para fazer outras coisas on the go, enquanto lemos o livro nos transportes. Tem algumas opções que alteram o modo de leitura de dia para noite, assim como opções que alteram a formatação do texto do e-book.
  • Desvantagens: a app nem sempre lê o ficheiro de e-book como devia e acabamos com uma formatação dos parágrafos estranha e sem imagens ou gráficos.

2. iPad I (app iBooks)

  • Vantagens: os livros são lidos correctamente e o design da app é a mais apelativa. Tem a loja de e-books integrada e também lê PDFs. Para ler os livros comprados da amazon, só através da app Kindle para iPad (a qual não uso). Tem imensas opções (cor das páginas, iluminação, dicionário e opção de sublinhar e escrever notas).
  • Desvantagens: é o mais pesado dos 3 (também o mais antigo). A bateria é a mais curta e as diversas opções disponíveis nem sempre são utilizadas.

A minha preferência recai hoje sobre o Kindle, sobretudo pelo peso e simplicidade. Na verdade não me faz grande diferença que não consiga ler às escuras, até porque nunca o fiz. Para levar no comboio é óptimo porque é leve e funciona perfeitamente. Quando quero algo que me ofereça mais do que simplesmente o livro, recorro ao Nexus 7 que, apesar de tudo, é mais leve que o iPad.

Anúncios
E-book readers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s