[Receita] Bolo de ananás invertido

Bolo de ananás invertido
Bolo de ananás invertido

Esta é daquelas receitas que nunca me saíram bem. Por qualquer razão o ananás ou pegava ao fundo, ou acabava a flutuar porque a massa era demasiado líquida.

Desta vez decidi deixar de fazer receitas adaptadas e fui directa ao original da Nigella. Não segui toda a receita, principalmente porque não me agrada a ideia das cerejas e porque não acho prática a utilização do caster sugar, mas não podia pedir um resultado melhor. Claro que, sendo eu a cozinhar, não podia correr tudo bem: quando comprei o ananás em lata, e devido ao factor lost in translation, comprei uma lata de ananás ao bocados e não às fatias. Assim, enchi-me de paciência e fiz as fatias a partir dos pedaços. O resultado foi, digamos, rústico…

O meu único apontamento, tendo em conta o sucesso relativamente às tentativas anteriores, é que da próxima vez vou bater as claras em castelo. Na verdade, o bolo ficou bastante fofinho (graças à manteiga), mas não ficou alto.

  • Manteiga para untar
  • 2 colheres de açucar
  • Fatias de ananás
  • 100g de farinha
  • 1 colher de café de fermento
  • 90g de manteiga derretida
  • 90g de açucar
  • 2 ovos

Aquecer o forno a 200º.

Primeiro, untar a forma (quadrada) com a manteiga. Espalhar duas colheres de açucar por cima da manteiga.

Na batedeira, juntar a farinha, o açucar, o fermento, a manteiga e os ovos. Depois da massa estar batida, juntar três colheres de sopa da calda de ananás e voltar a bater.

Enquanto isso, colocar as fatias de ananás por cima da manteiga e do açucar, na forma. Deitar a massa por cima do ananás e levar ao forno por 25min.

Separar o bolo da forma com uma faca e virar ao contrário com a ajuda de um prato.

[Receita] Bolo de ananás invertido

Deixe uma Resposta

