O mercado de segunda mão

Numa cidade como Zurique, onde a maioria dos estrangeiros são expatriados que vêm para cá a médio prazo, era mais ou menos previsível que se formasse um mercado de segunda mão interessante.

No entanto, nada me tinha preparado para a dimensão do que encontramos por aqui. A maioria das pessoas quando chega tem necessidade de equipar a casa com mobília, e dependendo do orçamento disponível, poderá recorrer ao Ikea ou a qualquer outra das lojas que existem na cidade (uma das minhas descobertas favoritas é a Fly, que não sendo low cost, não se aproxima nem de perto nem de longe da quantidade absurda de dinheiro que se pode gastar numa loja de decoração na city).

Ora, quando chega a hora de abandonar o país, ou simplesmente quando se quer renovar a casa, não se pode abandonar os móveis antigos na rua, nem tão pouco deixá-los em casa para que o senhorio ou o futuro inquilino lidem com o problema (excepto, claro, quando estes aceitam os móveis antigos). E quem diz móveis, diz também artigos que um dia foram úteis e que agora estão só a ocupar espaço lá em casa: bicicletas, artigos para bébés que entretanto cresceram, wii, televisões, electrodomésticos e até carros.

Este facto faz com que se tenha desenvolvido uma forma de troca/venda/doação de artigos em óptimas condições a baixos preços ou mesmo de forma gratuita.

Até agora, graças a este mercado, já conseguimos (e só falando de móveis de grande dimensão):

  • 2 cadeiras Poang;
  • 1 mesa de jantar extensível do Ikea;
  • 1 mesa de café;
  • 1 mesa pequena, também de café;
  • 1 cama;
  • 1 colchão;
  • e, a jóia da coroa, um armário PAX do Ikea (com todos os acessórios, excepto portas) apenas pelo preço do transporte!

Além dos habituais fóruns e sites na Internet que se dedicam a este tipo de trocas, ficamos ainda de experimentar o espaços físicos que promovem igualmente esta reutilização, como por exemplo, o Im Viadukt, portanto aguardam-se os próximos capítulos da decoração da nossa nova casa!

Anúncios
O mercado de segunda mão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s