Procissão de Santo António

Tal como no ano passado, após a euforia que marca a véspera de Santo António em Lisboa (mais propriamente Alfama), decidimos ir à procissão de Santo António, desta vez com a companhia dos meus pais.

Um aviso prévio: eu e o E. não somos religiosos. Não temos qualquer noção de divindade e não somos dados a expressões públicas de devoção.

Dito isto, não deixo de achar engraçado o conceito desta procissão: começa na igreja de Santo António, com a saída do santo respectivo da igreja, e passa depois pela igreja de São João da Praça, igreja de São Miguel, igreja de Santo Estevão, apanha o São Vicente pelo caminho e a última paragem é para ir buscar Santa Luzia. E lá vão os santos todos, por ordem, até à Sé de Lisboa, onde é celebrada a missa.

Ora, tendo em conta a minha (auto-proclamada) ausência de religiosidade, costumo ficar-me pelo entusiasmo de ver os Santos todos a passar em fila, com uma multidão de pessoas atrás e com as personalidades da igreja à frente, a abrir caminho (juntamente com alguns polícias municipais e a banda…). Este ano reparei num pormenor que não me tinha chamado a atenção no ano passado: ao passar nas ruas estreitas de alfama (aquelas que na noite anterior me apertaram e pareciam quase intransponíveis) podíamos ver as janelas enfeitadas pelas melhores tapeçarias que os habitantes tinham em casa.

Ao testemunhar esta procissão e ao ver a devoção das pessoas que nela participam, não consigo deixar de imaginar que provavelmente sempre assim foi e sempre assim será e que, para muitos, será a penitência dos abusos da noite anterior numa mistura estranha (ou talvez não) entre o sagrado e o profano. É uma experiência que aconselho a todos os que querem ver Lisboa no seu melhor, apesar de dolorosa para quem se deitou tarde (ou nem sequer se deitou?) na noite anterior.

Anúncios
Procissão de Santo António

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s