A horta cá de casa

Há uns tempos o H. deu-me duas mini-plantas que viriam a ser chillis, sendo que uma foi comida, em menos de 24h, pela nossa gata.

Por essa altura já tinha eu dado cabo de uma mini-roseira que o E. me tinha dado e que tínhamos metido junto à janela da varanda. Anos antes, comprei um bonsai (com três troncos e uma copa muito bonita) que sobreviveu bastante tempo, facto surpreendente tendo em conta a quantidade de cuidados que tinha de ter com ele. Mas quando comecei a trabalhar deixei de ter tempo e cabeça para o regar de 3 em 3 dias e dois dos troncos acabaram por morrer.

Com esta nova oferenda decidi dedicar-me às minhas plantas e, para os chillis não ficarem sozinhos, comprei uma planta farfalhuda  no Ikea e a minha mãe deu-me duas orquídeas.

E foi assim que decorei o parapeito da minha janela. Sol não lhes falta e, para evitar que lhes falte água, o E. comprou no Lidl um instrumento deveras eficaz, que está enterrado no vaso dos chillis, e que apita caso a terra fique demasiado seca.

Ainda assim, a minha maldição com as plantas parece estar a atacar novamente. A planta do Ikea, provavelmente devido a falta de água (ou água a mais, não tenho a certeza) está completamente seca e passou de verde a amarela. As orquídeas não parecem muito saudáveis. Abriram há uns meses e entretanto foram ficando amareladas.

Os chillis… Bem, os chillis foram atacados por uns bichinhos brancos que infestaram as folhas verdinhas! Após pesquisa na internet, comprei um borrifador e passei a aplicar todos os dias nas folhas uma mistura de água e detergente da loiça. Ainda assim, e tendo como comparação a foto acima, não tem estado a resultar. As folhas continuam a nascer, mas pouco depois ficam com uma ligeira teia e lá vêm os bichos…

Felizmente, os chillis amadureceram e estão vermelhos vivo! Acho que o meu próximo projecto vai ser deixar secar dois e plantar. Pode ser que assim me vá livrando dos malfadados bichinhos!

A horta cá de casa

Deixe uma Resposta

