O trânsito, os condutores e os taxistas

Eu não gosto de conduzir.

Percebo a utilidade do automóvel enquanto meio que me permite chegar do ponto A ao ponto B no mais curto espaço de tempo, mas não retiro qualquer prazer da actividade em si.

Podia dizer que parte da origem desta aversão tem a ver com o comportamento dos outros condutores, não fosse eu própria uma vítima de road rage… Tenho tentado melhorar esta minha faceta, mesmo quando sinto aquele frio na barriga, típico de quem já está atrasado. No entanto, este meu esforço tem como efeito colateral uma atenção redobrada ao comportamento dos outros condutores na estrada.

Por um lado, os taxistas. O táxi em Lisboa tem regras próprias, não se rege pelo mesmo Código da Estrada que o comum dos mortais. Quando encosta para largar passageiros não tem de fazer pisca e não tem de utilizar a berma da estrada. O táxi não tem de respeitar os sinais de trânsito. Mentira… O táxi respeita ou não sinais de trânsito, consoante tem ou não clientes lá dentro. Por regra, o taxista pode queixar-se de certo comportamento dos outros condutores, enquanto simultaneamente adopta o mesmo comportamento.

Por outro lado, a road rage dos outros. A minha teoria é que, para algumas pessoas, a condução, sobretudo ao fim de semana, funciona como uma espécie de psicólogo, um divã onde podem soltar todas as suas frustrações. O meu género favorito é aquele condutor que claramente cometeu uma infracção mas que se dedica, de seguida, a descarregar a sua vergonha nos outros condutores (exemplos típicos incluem ultrapassagens exageradas ou mãos nervosas na buzina).

Por fim, e a bem da verdade, faço o mea culpa. Também eu buzino e padeço de complexo de tourette quando me encontro ao volante de um veículo… E por isso tento estar nessa circunstância o menor tempo possível. Não me faz bem ao karma…

O trânsito, os condutores e os taxistas

Deixe uma Resposta

